Hoje eu vou falar para vocês um pouco sobre afiliação e o mercado de afiliados. Mas antes de tudo, o que é esse mercado e como ganhar dinheiro na internet como afiliado?
Calma, não se desespere que eu vou lhe explicar. Mas antes dê uma olhada no gráfico abaixo. Com certeza você já viu no Youtube e na internet em geral gráficos como esse da Hotmart, da Edduzz e Monnetizze.
Estes gráficos, que muitos produtores e afiliados mostram, são referentes aos dados de vendas e montantes e dinheiro recebidos de produtos vendidos nestas plataformas. Mas que produtos são esses? Em sua grande maioria, são os famosos infoprodutos, que podem ser cursos online, e-books, planilhas, grupos de suporte de whatsapp, consultorias entre outros. A Monetize ainda tem em seu portfólio produtos físicos, em sua maioria encapsulados.
Aí você me pergunta: Mas como eu vou ganhar dinheiro com essas plataformas? Eu explico, quando você se cadastra em qualquer um destes sites, você tem acesso à uma lista enorme de produtos prontos que outras pessoas criaram que você pode se afiliar e ganhar uma comissão sobre a venda deles. Como uma espécie de representante comercial virtual.
Vamos supor que você esteja navegando na Hotmart tenha se interessado por um livro de receitas de brigadeiro, o valor é barato, você sabe sobre o assunto e acha que vai conseguir vender. O primeiro passo é solicitar afiliação:
Alguns produtores solicitam que você preencha um cadastro pedindo alguns informações sobre suas estratégias online, como vai vender, se já tem alguma estrutura montada, mas não se preocupe com isso agora, a maioria dos produtos tem afiliação liberada.
Uma vez que você solicitou sua afiliação, você terá acesso há alguns links de afiliado que são só seus conforme a imagem abaixo:
Os links desta imagem em particular são de um produto meu chamado Master E-Bay, que ensina como vender no mercado americano só a título de curiosidade.
Uma vez que você tem seus links, é hora de começar a trabalhar e a ganhar dinheiro como afiliado. Os produtores vão te pagar uma comissão que pode variar em média de 10% a 60% sobre o valor final do produto se a pessoa que você divulgou o produto realizar a compra através do seu link personalizado que eu mostrei nas imagens anteriores. Perceba que o cliente não vai pagar nenhum valor extra por isso, o dono do produto é que vai te dar uma comissão, então todos ganham, o produtor porque tem mais vendas, você por ser o afiliado e seu cliente paga o mesmo valor independente de quem ele comprar então tenha certeza que está divulgando o link correto.
Quais as formas que eu utilizo para fazer minhas vendas como produtor e afiliado sem gastar dinheiro?
A resposta é: CRIAÇÃO DE CONTEÚDO DE VALOR. Você precisa oferecer para sua audiência conteúdo gratuito que agregue valor e ajude a pessoa a resolver um problema dela, dessa forma, ela vai sentir tanta confiança em você, que ela vai imaginar, se o conteúdo gratuito é tão bom, o pago é melhor ainda e automaticamente vai querer comprar de você. Não tem mistério, só exige dedicação.
Quando falamos em criação de conteúdo, é importante que você escolha um nicho para trabalhar, pelo menos no início e que seja um assunto que já domina. Vamos supor que você entenda de bolos, o ideal é que inicie vendendo produtos relacionados a alimentação, culinária, confeitaria entre outros. Isso vai gerar confiança no seu público e vai ser mais fácil voçê ter resultados iniciais mas rápido.
Depois que você já estiver com um nicho rodando, ganhando dinheiro como afiliado com ele, daí pode diversificar. Como segunda opção, pode até terceirizar a criação de conteúdo, mas isso fica para um outro post.
Quais são as 4 ferramentas de tráfego orgânico (gratuito) que eu utilizo para criar conteúdo e fazer minhas vendas?
- Youtube
O Youtube, é a minha ferramenta preferencial para criação de conteúdo, pois é uma plataforma em que as pessoas estão buscando informações sobre determinado assunto, e o alcance e potencial de crescimento é extremamente alto e você pode criar conteúdo variados, sem aparecer ou aparecendo como eu faço, fazer video reviews de produtos e ainda pode monetizar o canal e ganhar uma grana extra dos anúncios do Google. Se você trabalhar com consistência em 6 meses já verá resultados expressivos e com aproximadamente 1 ano, dependendo do Nicho do seu canal já é possível ter uma renda em torno de R$ 5.000 a R$ 10.000 mil por mês só com afiliação fora a monetização dos anúncios. Tudo vai depender da qualidade do seu conteúdo e da quantidade de material que criar. Pense com carinho sobre usar o Youtube como ferramenta.
2. Blog
Você deve estar se perguntando se blog ainda converte e porque utilizar blog? O blog, de todas as ferramentas é o único que é seu, é a sua casa, é o único que não existe o risco de você ser banido ou derrubado. É como ter um plano de contingência, um blog bem estruturado e sólido ainda converte muito, você pode colocar links nos textos, propagandas nos menus, cabeçalho, rodapé, monetizar com o Google também, uma infinidade de opções e escrever o que quiser. E o blog você ainda pode direcionar sua audiência para outras mídias como Youtube, Instagram, Facebook bem como capturar e-mails para fazer lista de leads (possíveis clientes).
3. Instagram
O Instagram tem um grande potencial por permitir que você interaja com o seu público respondendo stories, mostrando bastidores, seu cotidiano entre outros, entretanto ele é limitado em relação à links pois você só consegue adicionar um link na Bio, e nos stories essa função só é liberada após você ter 10 mil seguidores, então é necessário um bom esforço para fazer o Instagram crescer, o que faz muitas pessoas desistirem no início. E antes que você me pergunte se vale a pena comprar seguidores, eu já te respondo, o algoritmo do Instagram é bem sensível em relação a aumentos bruscos e não vai mostrar tanto seu conteúdo ou vai limitar sua exposição, então tenha paciência. Outra desvantagem de comprar seguidores é que não serão pessoas ou perfis realmente interessados em seu conteúdo e seus produtos e desta forma você não fará vendas.
Embora o Facebook tenha perdido um pouco a força com o advento do Instagram, afinal um pertence ao outro, o facebook ainda é uma excelente ferramenta para ganhar dinheiro como afiliado, especialmente para sua comunidade trocar idéias, tirar dúvidas sobre seus produtos e interagir. Em sua Fã Page você pode colocar quantos links quiser, por isso capriche no crescimento de seu público e lembre-se, colocar link de afiliados na página de outras pessoas é spam e não é uma estratégia correta para vender no Facebook. Crie sua própria estrutura e alimente com conteúdo diariamente para que seu público mantenha o interesse e interaja com você. No Facebook você ainda consegue posteriormente instalar o Manychat para comunicação automatizada com seus potenciais clientes.
Qualquer empreendedor digital que se preze PRECISA usar estes dois canais de comunicação. Tanto o Whatsapp quanto o Telegram permitem que você preste suporte de produtos que vende e tire dúvidas, gere conteúdo, mande ofertas e interaja com a sua comunidade. Uma grande parte das vendas de afiliado são provenientes da interação feitas nestes dois canais de comunicação. Se você é uma pessoa que participa de muitos grupos, passa muito tempo no celular e tem um bom relacionamento social, comece a ganhar dinheiro otimizando seu tempo nestas duas plataformas. Comece a se dar conta do tempo que perdemos no dia a dia conversando com as pessoas e imagine se você pudesse investir esse tempo atendendo pessoas que querem realmente comprar algum produto de você. Tenho certeza que você vai conseguir vender como afiliado no Whatsapp e no Telegram.
Bem, para finalizar, não existe uma regra por onde começar, use a ferramenta que mais lhe for conveniente, a que você se sentir mais à vontade, mas aconselho que se você deseja investir no seu futuro, ter renda passiva vitalícia, ser uma filiado profissional e viver de internet, tente criar uma estrutura com TODAS as ferramentas que citei anteriormente. Crie um de cada vez, e uma vez que a primeira esteja implementada você passe para a próxima. Não tente fazer tudo de uma vez pois isto tirará seu foco e trará frustração caso você não alcance resultados. Lembre-se, só passe para a próxima etapa quando a anterior estiver concluída.
Se gostou deste conteúdo, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.
Um grande abraço.